Estudos de G. Campbell Morgan

Depois de estudar a Bíblia por 70 anos, George Campbell Morgan (1863-1945) revelou que por sete anos leu de maneira séria, mas não profunda, de Gênesis a Apocalipse. Assim, ele pode ver a Bíblia, de maneira macroscópica, e não microscópica. Ele disse que durante aqueles sete anos tinha o hábito de ler ao menos cinquenta vezes cada livro antes de fazer anotações sobre o que lera.

(…) foi considerado  “o homem da Palavra” e “o príncipe dos expositores“, inclusive por muitos cristãos eruditos.

A contribuição dos escritos de Campbell Morgan é que neles sempre encontramos um fundamento muito sólido. Seus livros não são muito profundos, mas são fundamentais e com um conteúdo muito sólido (Chen, Christian. Traze os Livros . 1.ed.-;  Belo Horizonte: Ed. Tesouro Aberto, 2015, p. 25/26).

Houve uma ocasião em que o Dr. Campbell Morgan se reuniu com alguns jovens toda a sexta-feira por 52 semanas e, dentre os mais brilhantes, estava T. Austin-Sparks.Campbell Morgan

Em seu serviço memorial, D. Martyn Lloyd-Jones declarou eloquentemente: “Quando ele entrou em cena? Foi imediatamente depois daquelas maravilhosas campanhas de D. L. Moody e Sankey neste país. Houve aquelas grandes visitas do Espírito. Homens e mulheres foram convertidos aos milhares. Esse grande movimento evangelístico havia surgido em toda a vida da Igreja, e o que era necessário acima de tudo naquele momento era alguém que pudesse ensinar esses convertidos. E, ‘um homem veio de Deus‘ cujo nome era George Campbell Morgan; e ele veio no momento crítico, na hora certa, quando todas aquelas emoções e experiências espirituais precisavam ser aproveitadas, aprofundadas e fomentadas. Os evangelistas haviam feito seu trabalho; era a vez do professor; e Deus o enviou” (27ª Conferência de Treinamento – obra cristã À Maturidade: A Vida que Vence como vista na História da Igreja, 2023, p. 41).

George Campbell Morgan (Dezembro 1863 a Maio 1945) foi um evangelista, pregador, líder e professor. Ele foi um dos grandes pregadores na Capela de Westminster em Londres de 1904-1919, e de 1933-1943.

Nasceu em Tetbury, Inglaterra, filho de um pastor batista. Quando tinha 10 anos, D.L. Moody veio para a Inglaterra pela primeira vez, e o efeito deste ministério, combinado com a dedicação de seus pais, marcaram muito o jovem Morgan, que com a idade de 13 anos, pregou seu primeiro sermão. Dois anos mais tarde, ele começou a pregar regularmente em capelas do país durante os domingos e feriados.

Em 1886, com a idade de 23 anos, ele deixou o ensino profissional, para o qual ele tinha sido treinado, e começou a dedicar seu tempo integral ao ministério da Palavra de Deus.

Em 1896, D.L. Moody convidou-o a palestrar para os alunos no Moody Bible Institute. Este foi o primeiro das suas 54 travessias do Atlântico para ministrar a Palavra.

Após a morte de Moody, em 1899, Morgan assumiu o cargo de diretor da Conferência Bíblica de Northfield. Os muitos milhares que foram convertidos por meio do ministério da Moody precisavam de um professor da Bíblia para os fortalecer e aprofundar na fé, e G. Campbell Morgan se tornou este professor.

Deixando a Westminster Chapel, em 1919, voltou mais uma vez para os Estados Unidos, onde realizou um ministério itinerante por 14 anos. Muitos milhares de pessoas o ouviram pregar em quase todos os estados e também no Canadá.

O método de Morgan era, geralmente, orar brevemente, e depois estudar a própria Escritura – tomá-la completamente no seu contexto – antes de se virar para os comentários. Isso deu ao seu trabalho um frescor que muitos outros não tinham.

foto-campbell-morgan

Esta entrada foi publicada em Estudos e Pregações por Autor. Adicione o link permanente aos seus favoritos.